Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Apresentação


O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz), criado em 2004, oferece as modalidades de mestrado acadêmico e doutorado.

O Programa é voltado a profissionais graduados que atuam como educadores, professores e profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia. Atualmente, está credenciado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

O Programa atua nas áreas de ensino formal e não-formal em Biociências e Saúde, através da formação de docentes com vivência em Pesquisa, e de pesquisadores com alto nível científico, autônomos e inovadores, capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de Pesquisas, novas metodologias e produtos para Educação em Biociências e Saúde.

O PGEBS dispõe de 27 doutores orientadores em seu quadro e oferece 30 disciplinas em quatro blocos temáticos e interdisciplinares. As duas Áreas de concentração, Ensino formal em Biociências e Saúde e Ensino não-formal em Biociências e Saúde, abrangem as seguintes Linhas de Pesquisa: 1. Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde; 2. Ciências Sociais e Humanas Aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde; 3. Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico; 4. Ciência e Arte.

O Programa resulta de uma parceria entre o IOC e diversos colaboradores nas seguintes instituições: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ) e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ).

 

Confira a galeria de imagens do Programa, com fotos cedidas pelos docentes e discentes

Voltar ao topoVoltar