Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

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Apresentação


O PPG-EBS/Fiocruz (PPG-EBS), nota 7 na CAPES desde 2021, foi criado no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), célula mater da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na cidade do Rio de Janeiro, articulando também docentes de outros Institutos da Fiocruz e de algumas outras instituições do RJ. É o único curso da Fiocruz na Área de Ensino da CAPES. Representa a preocupação da FIOCRUZ com a formação docente e com a pesquisa nos campos do ensino em Biociências (áreas de pesquisa e extensão do IOC) e do ensino em saúde (área de interesse da Fiocruz para fortalecimento do SUS). Sendo assim, o nome do programa reflete seu objetivo e as atividades principais de pesquisa de seu corpo docente: Ensino em Biociências e Saúde (EBS).

Os objetivos do Programa Acadêmico de Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde são: I- Formar profissionais para atuar na docência desde ensino básico à pós-graduação no Brasil e no exterior, na área de Ensino em Biociências e Saúde e outras correlatas à atuação do programa, comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino; II- Formar pesquisadores aptos para realizar (mestrado e doutorado) e conduzir pesquisas científicas (doutorado), visando à melhoria dos processos e da qualidade do ensino-aprendizagem, divulgação e popularização científica, promoção da saúde, inovação e desenvolvimento artístico-científico e tecnológico; III - Assegurar formação para o desenvolvimento de processos, produtos e metodologias inovadoras em Ensino em Biociências e Saúde, bem como nas diversas áreas de atuação e concentração do Programa; IV - Divulgar e popularizar os conhecimentos em Ensino em Biociências e Saúde, contribuindo com as áreas das Ciências, Educação e da Saúde; V - Atender às demandas específicas da sociedade com vistas ao desenvolvimento das áreas das Ciências, Educação, Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Ensino em Biociências e Saúde; VI - Contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e/ou do Sistema Nacional de Educação por meio de melhorias nos processos de Ensino em Biociências e Saúde no país e no exterior. O PPG-EBS preza pela integração entre pesquisadores da área das biociências, das ciências da educação e de ensino (englobando neste grupo aqueles profissionais que se dedicam à didática das biociências) e da divulgação científica. Esta última é uma parceria necessária para a área que, integrada às demais, favorece alternativas criativas de popularização do conhecimento científico e inovações tecnológicas de ensino de biociências e saúde. Nesse sentido, o PPG-EBS/Fiocruz se propõe a formar profissionais inter e transdisciplinares de excelência que atuam ou pretendam atuar na mediação social da apropriação do conhecimento científico, tanto no âmbito do ensino formal como do ensino não formal (de onde derivam suas áreas de concentração), com especial impacto na Educação Básica e no Ensino Superior, em Ciências, Saúde,Tecnologia e Cidadania.

A MISSÃO do PPG-EBS/Fiocruz é Formar profissionais inter e transdisciplinares qualificados para o exercício das atividades de pesquisa, de magistério de ensino superior e profissionais nos campos do ensino em biociências, tecnologias e em saúde para o Brasil e para o exterior.

O PPG-EBS/Fiocruz é o único Programa que, até o momento, levou uma docente da Fiocruz (Tania Araujo-Jorge) a participar do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES (CTC-ES), de 2013 a 2017, e do Comitê Assessor do CNPq para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (2024-2027). Além disso, em 2021 a Dra. Tania de Araujo- Jorge saiu da coordenação do PPG para assumir pela terceira vez a direção do Instituto Oswaldo Cruz, tendo a Dra. Luciana Garzoni, docente permanente do nosso PPG como vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 

Nessa perspectiva, o PPG-EBS tem os compromissos de:

I - Exercer com qualidade atividades docentes (mestres e doutores) e de liderança em pesquisa (doutores) em instituições de Educação Básica e Superior e instituições de Ensino, Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico nas áreas da Educação, Ensino e Saúde no Brasil e/ou no exterior;

II - Compreender, ter espírito crítico e/ou inovar em relação à produção científica, artístico-científica e tecnológica na área de atuação do Programa;

III - Ter uma visão ampla, integral e inovadora da área de Ensino, bem como das áreas científicas correlatas, buscando permanentemente atualização científica nos diferentes campos das Biociências, da Saúde e da Educação, enfatizando uma articulação em rede com os grupos de ensino e pesquisa nas áreas de atuação do programa;

IV - Contribuir para a construção de um corpo de conhecimento teórico, organizado, capaz de influenciar positivamente tanto o ensino das Biociências e da Saúde quanto a área de investigação sobre o ensino destes temas, objetivando a melhoria de sua qualidade nas diferentes modalidades e níveis de ensino;

V - Desenvolver habilidade de divulgar e popularizar o conhecimento científico produzido;

VI - Preparar, elaborar e desenvolver projetos de pesquisa originais em Ensino em Biociências e Saúde, bem como em áreas correlatas à atuação do Programa;

VII - Elaborar propostas de ensino coerentes com a característica crítica, humanista, autônoma e emancipatória preconizada nas diretrizes do Congresso Interno da Fiocruz e no Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação (PDIE) da Fiocruz vigente;

VIII - Publicar artigos científicos em revistas de amplo reconhecimento no meio acadêmico nacional e internacional da área de conhecimento na qual está inserido, bem como livros e capítulos de livro no escopo do PPG-EBS, Notas Técnicas e demais materiais técnico-educacionais valorizados pela Área de Ensino, com depósito em repositórios públicos e abertos;

IX - Atuar como formadores na qualificação inicial e continuada de profissionais das áreas de ensino e da saúde, na elaboração de projetos do uso efetivo de diferentes estratégias educacionais para a melhoria da qualidade do ensino formal ou não formal realizado por esses profissionais;

 X - Orientar a elaboração de projetos para a melhoria das condições físicas, materiais, ambientais e de ambiência para o ensino formal e não formal de qualidade, em geral, e das Biociências e Saúde em particular.

Plano estratégico PPG-EBS para 2021-2024

Plano estratégico PPG-EBS para 2025-2028

Confira a galeria de imagens do Programa, com fotos cedidas pelos docentes e discentes

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