Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

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Recursos Captados


Os recursos atuais que sustentam as atividades do PPG-EBS provêm de fontes públicas, especialmente a CAPES, complementados pela Fiocruz (presidência e IOC), CNPq e a FAPERJ. Considerando o número total de alunos com matrículas ativas no quadriênio 2021-2024, conseguimos ampliar um pouco o número de bolsas para mestrado, atendendo às expectativas do planejamento realizado.

 

 Quadro de bolsas disponíveis no PPG-EBS no quadriênio 2021-2025

 

2021

2022

2023

2024

2025

Agência

MA

DO

MA

DO

MA

DO

MA

DO

MA

DO

CAPES

20

24

20

24

19

26

19

26

19

26

Capes-custeio

4

 

6

 

8

1

 

3

 

 

CAPES - VPEIC

 

1

 

2

1

2

 

4

 

4

CAPES - BSM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPES - COVID

1

1

 

 

 

 

 

 

 

 

IOC

9

4

3

5

6

6

5

7

9

5

VPEIC

5

4

1

4

 

4

 

 

 

 

CAPES (total)

25

26

26

26

28

29

19

33

19

30

Fiocruz (total)

14

8

4

9

6

10

5

7

9

5

Faperj Nota 10

2

1

2

1

2

2

2

4

2

2

CNPQ

 

 

 

 

 

 

 

2

 

2

Total curso

41

35

32

36

36

41

26

46

30

39

Total ano

76

68

77

72

69

Matrículas

58

96

57

96

55

90

54

108

52

105

 

Além das bolsas, os Docentes Permanentes captam recursos fora do programa para seus projetos específicos e informam ao PPG-EBS a qual macroprojeto essa iniciativa está vinculada. Ao todo nesse quadriênio temos 57 projetos vinculados ao PPG-EBS que foram financiados pela instituição ou por agências de fomento ou por convênios com instituições públicas ou privadas. Nesses projetos estão inseridos outros docentes, discentes, egressos ou pós-doutorandos do programa. Seguem os projetos coordenados por DP do programa e alinhados a principal área de concentração, linhas de pesquisa e macroprojetos desses docentes:

 

ANGÉLICA BAPTISTA SILVA- Coordenadora e integrante

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0947912377089491

Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde  e MP9: Tecnologias Educacionais, Sociais e de Comunicação e Informação aplicadas ao Ensino.

  1. Estudo R.I.S.E. Resistir Intervir Socorrer e Empoderar: Viabilidade e Aceitabilidade de uma Intervenção de Saúde Digital para Mulheres Transgênero que Enfrentam Violência de Gênero e Transtornos Mentais no Brasil;
  2. Ampliação e Padronização dos Núcleos de Telessaúde- Desenvolvimento tecnológico e de inovação nos Núcleos de Telessaúde selecionados pelo Departamento de Saúde Digital, Ministério da Saúde (DESD/MS);
  3. Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)- Faz parte do Programa Especial de Cooperação com o Ministério da Saúde (COSAU) - Vigência: 13/12/2023 a 31/12/2026 - Processo CNPq: 445310/2023-5.            

ANTONIO HENRIQUE ALMEIDA DE MORAES NETO- Coordenador

                Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/3699684869635185

                Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte  e MP9: MP13= Métodos, práticas e produção de conhecimentos em Biociências e Saúde

  1. Redes, Conexões e Territórios: Espaços Colaborativos para Promoção da Saúde e Educação para a Cidadania. Coordenador: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto- 2022-2024. Participação de outros docentes do PPG EBS. Projeto de Inovação em Saúde e Sociedade do IOC (INOVA IOC).
  2. Capacitação comunitária para a prevenção da Tuberculose e parasitoses através da educação popular participativa em saúde, em comunidade de baixa renda do entorno do campus da FIOCRUZ, Manguinhos, RJ.
  3. Estratégias integradas de capacitação comunitária para o enfrentamento de doenças negligenciadas em comunidades vulneráveis do Estado do Rio de Janeiro, RJ- extensão.

 

CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL- Coordenadora

Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/2696208823075136

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP3: Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde.

  1. Negacionismo e Educação Popular em Saúde na Formação Inicial em Saúde e Portal de Jogos Educativos de Biociências (Faperj)
  2. Biologia Celular em Jogo (UFF)
  3. Jogos para o Ensino de Biologia Celular e Biotecnologia- extensão.

 

CLAUDIA TERESA VIEIRA DE SOUZA, Coordenadora

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2060754449822025

                Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte  e MP13: Métodos, práticas e produção de conhecimentos em Biociências e Saúde

  1. Plataforma de Saberes: Envolvimento e participação da comunidade em ações de promoção da saúde e produção do conhecimento (INI- Fiocruz)

 

CLÉLIA CHRISTINA MELLO SILVA ALMEIDA DA COSTA, Coordenadora

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9205412629771883

Áreas de concentração: Ensino Formal e Não Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde e MP8 - Representações Sociais, Educação em Saúde, Ambiente e Trabalho no Ensino em Biociências e Saúde

 

  1. Plataforma CHA (conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para Educadores- financiamento. FAPERJ- 2022-2024- Edital Melhoria das Escolas Públicas-
  2. Plataforma AGente das Águas- Biomonitoramento e educação ambiental- Convênio AGEVAP e Fiocruz - 2022- 2027
  3. Programa de Educação Ambiental e Climática- Convênio  e convênios prefeitura de Niterói - 2023-2025
  4. Guardiãs das Matas: Formação Qualificada de lideranças femininas comunitárias em Educação Ambiental Crítica nos territórios vulneráveis no município do Rio de Janeiro - Convênio IOC/FIocruz com a Secretaria de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro- 2023-2024
  5. RIO + AMBIENTAL: Programa de ensino, pesquisa e extensão em educação ambiental crítica para preservação da biodiversidade e promoção de capital social e turístico das comunidades dos núcleos de Educação ambiental e Climática do Rio de Janeiro- FAPERJ- edital Educação Ambiental- 2024- 2026.

 

CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU - Coordenadora

Link do CV Lattes- http://lattes.cnpq.br/4460682115015016

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP1- Aprendizagem, diversidade e inclusão em Biociências e Saúde.

  1. Altas Habilidades ou Superdotação: Análise de um Programa de Suplementação Escolar no Sistema Público de Ensino Inclusivo.

 

DEISE MIRANDA VIANNA- Coordenadora

link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9358897306377915

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP3: Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde.

 

  1. Temas para o ensino de Física com abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)- produção de material educativo para o ensino de física por meio do site do PROENFIS FAPERJ.
  2. Ensino de Física na perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade- materiais didáticos para alguns tópicos do Ensino Médio com uma abordagem voltada para o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sob uma metodologia de problemas abertos, privilegiando a discussão e a construção do conhecimento do aluno FAPERJ.

 

ISABELA CABRAL FÉLIX DE SOUZA - Coordenadora

Link do CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/1913663126601920

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP2= Avaliação de processos formativos, estudos da saúde na escola e impacto de ex-alunos.

  1. Uma análise de continuidades e mudanças na trajetória de egressos de Iniciação Científica de Ensino Médio na Fundação Oswaldo Cruz- EPSJV
  2. Studies on scientific training from an international perspective- The aim is to evaluate the experiences of international education from the perspective of students, staff and professors at University of South Florida. CNPq- bolsa PrInt

 

JESSICA NORBERTO ROCHA- Coordenadora

Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210

Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MPExt 16: Atividades de Educação em Ciências e Saúde em Espaços do SUS, museus e outros espaços urbanos e rurais.

 

  1. Encontros para a Diversidade na Ciência e Cultura- Grupo MCCAC em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (PR)- FAPERJ, conta com uma série de "Encontros para a diversidade na ciência e cultura"
  2. Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural- É um coletivo de investigadoras e investigadores do curso de Mestrado e Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, integrado à Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, e com o apoio do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento). A iniciativa do grupo busca intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no contexto Iberoamericano, nomeadamente entre Brasil e Portugal.
  3. Divulgação científica e museus de ciências: acesso, acessibilidade e inclusão.

 

LUCIANA LOPES DE ALMEIDA RIBEIRO GARZONI- Coordenadora

Link do CV lattes:   http://lattes.cnpq.br/5773292512294082

Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte  e MPExt 14- Atividades e estratégias de prevenção de doenças e Promoção da Saúde com foco na pandemia de COVID-19.

  1. Fortalecimento do Ensino, Pesquisa, e Extensão para a Formação de Recursos Humanos Visando o Enfrentamento de Doenças Emergentes e Reemergentes e a Promoção da Saúde da População Brasileira- CNPq

 

LUISA MEDEIROS MASSARANI - Coordenadora

Link do CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/2675160937325484

Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MP 10- Educação não formal e redes sociais e sociotécnicas.

  1. Fluxos globais de desinformação científica: análise comparativa de controvérsias e estratégias para o enfrentamento à desinformação em plataformas digitais- CNPq- cooperação internacional
  2. Desinformação nas mídias digitais e seu impacto na saúde de brasileiros e brasileiras: Análise das práticas informacionais em comunidades indígenas do povo Baniwa e Koripako- Fiocruz
  3. Desinformação nas mídias digitais e seu impacto na saúde de brasileiros e brasileiras: Análise das práticas informacionais em comunidades indígenas, quilombolas e outros grupos populacionais vulnerabilizados- CNPq
  4. Divulgação Científica no enfrentamento das fake news durante a pandemia da COVID-19: Análise e Produção de materiais para as mídias sociais- FIOTEC- Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde.
  5. O que os jovens brasileiros pensam da ciència, tecnologia e inovação? CNPq
  6. Desinformação Científica no Brasil: análise de controvérsias e estratégias para o enfrentamento à desinformação em plataformas digitais- CNPq
  7. Jovens, ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil - cooperação internacional sem financiamento declarado.
  8. Red Temática Cyted MUSA IBEROAMERICANA: RED DE MUSEOS Y CENTROS DE CIÊNCIA - Auxílio financeiro do Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo.

 

MARCELO SIMÃO VASCONCELLOS, Coordenador

Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/8092360085878459

Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MP11- Popularização científica e Mídia como meio de Divulgação em Ensino de Biociências e Saúde.

  1. Avaliação de jogo de tabuleiro para a mobilização contra a dengue- FIOCRUZ
  2. Quem Deixou Isso Aqui?!: reformulação e aprimoramento de um jogo digital para prevenção da intoxicação doméstica em crianças- FAPERJ
  3. SuperSUS cuida na COVID-19- FIOCRUZ
  4. Fiocraft: construção do campus da Fiocruz dentro do jogo Minecraft para divulgação científica e comunicação em saúde- FIOCRUZ

 

MARCOS ANDRÉ VANNIER DOS SANTOS, Coordenador

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4372477270741353

Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte  e MPExt 14- Atividades e estratégias de prevenção de doenças e Promoção da Saúde com foco na pandemia de COVID-19.

  1. PPSUS- Saúde Única na COVID-19: o engajamento comunitário e a promoção da saúde inclusiva no combate à pandemia- FAPERJ

 

MAURICIO ROBERTO MOTTA PINTO DA LUZ- Coordenador

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6575375749314123

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde  e MP9: Tecnologias Educacionais, Sociais e de Comunicação e Informação aplicadas ao Ensino.

  1. Comunidades virtuais de aprendizagem: o trabalho colaborativo e as Zonas de Desenvolvimento Proximais de Professores- FAPERJ
  2. Desenvolvimento e avaliação de uma comunidade virtual de aprendizagem por e para professores de Biologia: criação espaços para o desenvolvimento e compartilhamento de práticas inovadoras- CNPq
  3. Comunidades virtuais de aprendizagem e professores de Biologia: criação e avaliação de espaço para o desenvolvimento colaborativo (e compartilhamento) de práticas pedagógicas inovadoras.- FIOCRUZ

 

MICHELE COMARU- Coordenadora

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8367583010905346

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP4= Formação inicial e continuada de profissionais do Ensino e da Saúde

  1. Laboratório de produção de produtos educacionais (Lppe) como ambiente de Inovação e Produção Científica- FAPERJ
  2. Núcleo de Inovação em Realidades Digitais: Um espaço de divulgação científica e criação - CNPq

 

RENATO MATOS LOPES- Coordenador

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5919753308278896

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP3: Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde.

  1. O Potencial do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em diferentes níveis de formação- Parceria Internacional - Luis Alexandre Da Fonseca Tinoca - Financiamento não declarado;
  2. Potencial de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na formação de professores, na Educação Básica e na Educação Profissional Técnica-  CNPq
  3. Produção de recursos educacionais e utilização das redes sociais para a formação continuada dos agentes comunitários de saúde- FAPERJ

 

ROBSON COUTINHO SILVA- Coordenador

Link do CV Lattes http://lattes.cnpq.br/8122711583232739

Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MPExt 16: Atividades de Educação em Ciências e Saúde em Espaços do SUS, museus e outros espaços urbanos e rurais.

  1. Curso de Capacitação de Mediadores para Atuação em Ambientes de Ensino Não Formal. Projeto certificado pela empresa Espaço Ciência Viva em 03/06/2019. Descrição: Curso anual registrado como atividade extensionista na PR5 da UFRJ- Extensão.
  2. Pólo de Educação Científica: Elo Entre Escolas Públicas, a Universidade e o Espaço Ciência Viva. FAPERJ
  3. A Divulgação Científica no Cotidiano da População: Integração Universidade-Museu-Sociedade- PROGRAMA DE DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DE C&T - FAPERJ

 

SIMONE SOUZA MONTEIRO- Coordenadora

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4324408341381188

Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde  e MP6-  Gênero, sexualidade e reprodução: aporte para o Ensino.

  1. Efeitos do Programa Bolsa Família na saúde sexual e reprodutiva de beneficiários/as de duas regiões do Estado do Rio de Janeiro- CNPq
  2. Aids no século 21: contribuições de estudos socioantropológicos para prevenção e promoção da saúde- CNPq- bolsa

 

TÂNIA CREMONINI DE ARAÚJO-JORGE- Coordenadora

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1782386890431709

Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte  e MP12= CienciArte (STEAM), Transdisciplinaridade, Promoção da Saúde e Diversidade: 18 docentes e MPExt 17- Ciência, arte e cidadania em eventos, oficinas, instalações, exposições, simpósios e expedições

 

  1. Ciência, Arte e Cidadania 2018 - 10o Simpósio- CNPq
  2. Ciência e Arte: cursos de capacitação para professores do ensino profissional - FAPERJ- extensão
  3. COVID-19 e isolamento social: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras - Fiocruz
  4. EXPRESSO CHAGAS XXI: Tecnologia social educativa para ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença de Chagas- Desenvolvimento tecnológico- FIOCRUZ
  5. Alegria de viver, bem-estar e promoção da saúde na Atenção Primária para pessoas com doença de Chagas e outras doenças negligenciadas em municípios e territórios vulneráveis – INOVA FioPromoS
  6. Centro de Estudos e Pesquisas em Atenção Integral à Saúde e Vigilância em doença de Chagas – CEPAV-CHAGAS POSSE/IOC: cooperação técnico-científica entre o município de Posse GO e o Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz.
  7. Selênio como tratamento na cardiopatia crônica na doença de Chagas: novos passos no desenvolvimento – CNPq Bolsa de Produtividade DT, Objetivo 4: Expresso Chagas

 

*Atualizado em 19/08/2025

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