Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

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Cooperação e Inserção Social


No quadriênio 2021-2024 o PPG-EBS fez um esforço de reorganizar os macroprojetos de Extensão, que eram apenas dois e foram fortalecidos perfazendo atualmente quatro macroprojetos, um por linha de pesquisa, reunindo projetos afins desenvolvidos por docentes, discentes e egressos. Eles contam com financiamento institucional e/ou de agências de fomento como FAPERJ, CNPq, ampliando sua ação para o Ensino Formal e não Formal. Os macroprojetos de extensão incluem diferentes iniciativas de docentes permanentes e colaboradores, a saber:

PExt 14: Atividades e estratégias de prevenção de doenças e Promoção da Saúde com foco na pandemia de COVID-19 (NF/F) – Este macroprojeto de extensão está vinculado à  linha de pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde e linha de pesquisa. Hoje incorpora quatro iniciativas: “Programa IOC + Escolas”, “Curso de Saúde Comunitária”, “Projeto Prodígias” e “Cursos de qualificação profissional em serviço para educadores” ministrado por docentes e discentes do PPG. Esses últimos, em especial, tiveram atividades marcantes no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

O IOC + Escolas é um programa que atende os sete PPGs do IOC. Desde 2023 ele é coordenado pela Dra. Renata Maia, docente permanente (DP) do PPG-EBS, tendo outros 04 DP participantes. O IOC + Escolas tem por objetivo promover a participação de pesquisadores e colaboradores do IOC/FIOCRUZ em atividades que visam difundir o conhecimento científico para a população, envolvendo especialmente escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Possui um site próprio (https://www.ioc.fiocruz.br/escolas) no domínio do IOC e desenvolveu um portfólio com 15 oficinas ou atividades (https://www.ioc.fiocruz.br/sites/default/files/album_de_atividades_do_programa_iocescolas1.pdf), várias das quais oriundas de projetos de pesquisa dos nossos discentes e/ou  docentes, tais como: “Ciclo biológico do Aedes aegypti”; “Escape Room-As descobertas de Carlos Chagas”; “Por Dentro do Sangue com ArteCiência” e “Piolho na escola! O que fazer?” Neste quadriênio participaram 29 escolas públicas no município do Rio de Janeiro, foram realizadas 45 oficinas e 16 eventos com a participação ativa de 05 docentes do PPG EBS para 5.882 alunos, em diferentes regiões do município.

O Projeto PRODIGIAS (produção de objetos digitais de aprendizagem em saúde) (https://www.instagram.com/prodigias.br/) visa a criação de tecnologias sociais digitais em saúde e é coordenado por uma DP e um docente em estágio pós doutoral do nosso Programa, Dra. Luciana Garzoni e Dr. Roberto Todor. Por meio de práticas colaborativas educacionais com tecnologias da informação e comunicação (TICs) desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças infecciosas emergentes como Covid-19, Zika e Chikungunya e reemergentes como dengue, febre amarela, tuberculose e sarampo. É uma estratégia inovadora ao utilizar meios de comunicação democráticos e autônomos para envolver a população jovem de territórios vulneráveis, dos grandes centros urbanos, colocando-a como protagonista de suas próprias histórias de mudança da qualidade de sua saúde.

 

O Curso de Saúde Comunitária é um curso de extensão do IOC em saúde comunitária (https://www.instagram.com/campusvirtual.fiocruz/p/DARO0FNStII/~) para territórios vulneráveis que completou 15 anos.  Desde 2022, o curso passou a incorporar docentes e discentes do PPG-EBS com intuito de ampliar o escopo e contribuir para a práxis do ensino não formal para agentes de saúde em territórios vulneráveis. Tem como objetivo principal oferecer conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem compreender a teia de relações entre os determinantes sociais da saúde, a organização do território e a promoção da saúde. O curso estimula também o participante a continuar aprendendo e utilizar os conhecimentos adquiridos em outras etapas de sua formação e em sua vida cotidiana.

Os Cursos de qualificação profissional em serviço com certificação nas áreas das Biociências e Saúde para profissionais do ensino e da educação estão disponíveis em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. A partir da pandemia de COVID-19, o PPG-EBS passou a utilizar o campus virtual da Fiocruz de modo mais intensivo e profissional, tendo como marco o curso oferecido para educadores e gestores escolares para o enfrentamento da crise sanitária nas escolas. Link:  (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/cvf-node-30225-submission-3865. São diversos os docentes que no quadriênio ofereceram cursos de extensão no campus virtual.  Além disso, alguns docentes apresentaram seus cursos de extensão também para alunos de graduação, em atividades de férias ou atividades para licenciandos. Trinta e cinco (35) discentes do PPG relataram ter realizado 83 atividades de extensão durante o quadriênio, sendo assim distribuídas: 19 cursos e 38 oficinas Essas atividades de extensão foram presenciais e/ou síncronas remotas em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem.

PExt 15: Biociências e Saúde nas escolas (F/NF) - Este macroprojeto de extensão está vinculado à linha de pesquisa 2 do PPG-EBS, Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde. Incorpora três iniciativas: “Plataforma social CHA para educadores” (tecnologia Social), marca registrada no INPI (registro PI no 924057653), “Vigilância Popular em Saúde” e “Jogos, aplicativos e inovações em ensino”.

 

A Plataforma CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para Educadores é uma plataforma social e educacional que surgiu no ano pandêmico, 2020, na ocasião tinha também como objetivo minimizar os impactos da pandemia na saúde e na qualidade do ensino dos educadores de todo Brasil. No quadriênio 2021-2024 foi consolidada e inserida como a única tecnologia social na vitrine tecnológica do IOC para COVID-19 com informações em português e inglês (https://www.ioc.fiocruz.br/vitrinecovid19). A Plataforma CHA visa promover saúde ocupacional e formação permanente para educadores formais e não formais. Apresenta projetos de pesquisa, ensino e extensão e tem financiamento institucional do laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental, onde está vinculado e ainda ganhou um edital da FAPERJ (2022 a 2024) para melhorias das escolas públicas, este realizado no interior do estado do RJ, no município de Mendes. Recentemente foi incorporada como uma atividade de extensão do IOC com site próprio inserido no site do IOC (https://plataformacha.ioc.fiocruz.br/), além de manter as formações qualificadas vinculadas ao campus virtual da Fiocruz. Apresenta um programa semanal chamado A Hora do CHA em forma de entrevista que acontece as quartas-feiras pelo canal do You tube da Plataforma CHA (https://www.youtube.com/channel/UCFitbYUqX5TQG1wlMTlNW7w), promovendo  debates sobre temas nas áreas de concentração do PPG (ensino formal e não formal), das linhas de pesquisa e macroprojetos. Os dois coordenadores da plataforma são docentes permanentes do PPG e possuem 7 (sete) discentes com projetos de pesquisa vinculados à Plataforma CHA. Maiores detalhes e destaques serão inseridos no item Impacto da Sociedade.

O projeto “Vigilância Popular em Saúde” foi desenvolvido nas campanhas de educação em saúde e de promoção da saúde para enfrentamento das epidemias de dengue no Rio de Janeiro desde 2010, e em 2017 e 2018 (https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-forma-agentes-populares-para-controle-do-aedes) se consolidou com cursos de extensão para formação de agentes populares de saúde em comunidades com alta vulnerabilidade socioeconômica, e de agentes mirins de saúde, em escolas das redes pública e privada do Rio. Tais experiências foram sistematizadas em uma publicação destacada de docentes nesse quadriênio. Mas a pandemia e COVID-19 imprimiu urgência a esse projeto, que também articula pesquisa, desenvolvimento tecnológico e atividades de extensão, pois compartilha com a sociedade os conhecimentos e trabalha a ciência cidadã. Experiências exitosas para o maior alcance da vacina da COVID-19 foram implementadas no município de Duque de Caxias, que inclusive premiou a docente responsável pelo projeto, Dra. Luciana Garzoni (https://duquedecaxias.rj.gov.br/noticia/sms/3124).

O projeto Jogos, aplicativos e inovações em ensino é um projeto de extensão que agrega atividades de diversos docentes, discentes e egressos do PPG-EBS nessa temática, fazendo interface com a pesquisa e o ensino nesse campo, que tem tomado maior vulto no programa. Para testar e disponibilizar jogos e aplicativos diversos, os grupos de pesquisa organizam atividades de extensão em escolas, universidades, congressos, feiras e outros espaços, para apresentarem e aperfeiçoarem suas propostas. O portifólio de jogos do IOC, disponivel na internet (https://www.ioc.fiocruz.br/educacao-em-saude) está em fase de reorganização e ampliação com  jogos como “Ciclo do Poder” (https://www.instagram.com/jogociclodopoder/). desenvolvido por 3 docentes do PPG-EBS e suas alunas, dentre outros.

PExt 16: Atividades de Educação em Ciências e Saúde em Espaços do SUS, museus e outros espaços urbanos e rurais (NF)- Este macroprojeto de extensão está vinculado à linha de pesquisa 3 do PPG-EBS, Divulgação e Popularização da Ciência e Jornalismo Científico. Incorpora cinco iniciativas: “Plataforma de Saberes”, “Plataforma AGente das Águas”, Qualificação profissional para sociedade como Cursos de Educação Ambiental e Climática para agentes ambientais da prefeitura do RJ, de Niterói e dentre outros, “EBS pra você dentro do Programa Fiocruz pra você”, e “EBS nos museus e centros de ciência” e “Cienciagram:”

 

A Plataforma de Saberes, sediada no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) e coordenada pela DP do nosso PPG, Dra. Claudia Teresa Souza. O projeto é voltado para moradores do Complexo Maré, área vulnerabilizada e do entorno da Fiocruz e de vários coletivos parceiros como: Associação Lutando para Viver Amigos do INI; Associação Rio Chagas; Divas da Vida +; e Clube das Amigas da Mama. Tem por objetivo desenvolver ações de prevenção de doenças e de promoção da saúde no território. As atividades do Projeto Plataforma de Saberes são direcionadas para os membros e lideranças dos grupos comunitários que integram a iniciativa, bem como  amigos e familiares, mas também é aberta, e incentivada à participação dos colaboradores e servidores do INI e de toda a Fiocruz. Durante a pandemia do COVID-19, a Plataforma saberes teve uma atuação constante por meio de rodas de conversa online (https://www.youtube.com/@plataformadesaberesini9935).

A Plataforma AGente das águas é uma plataforma social e educacional aberta ao público pautada na educação ambiental para promoção da saúde única e planetária. Foi criada em 2022 e tem por objetivo produzir conhecimentos sobre o ambiente, promovendo formação e desenvolvendo atitudes cidadãs de preservação e de cuidado. Para tanto promove cursos de qualificação para agentes ambientais, agentes de saúde e técnicos municipais para realização de biomonitoramento e desenvolvimento de estratégias ecológicas e educativas nos territórios. Além do curso de AGente das Águas para cidadãos voluntários que vivem próximos aos ambientes límnicos. Eles são convidados a monitorar a qualidade da água, fazer análise de risco e promover ações educativas e de ensino não formal para a comunidade onde vive. Estão envolvidos uma DP e uma docente em estágio pós-doutoral com financiamento externo.   Foram realizadas ações em 04 municípios da região Serrana do Estado do RJ (Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo e Bom Jardim) nos anos de 2022 a 2024 com a formação de 35 agentes ambientais multiplicadores e 30 agentes das águas. Link no campus virtual: https://cursos.campusvirtual.fiocruz.br/course/view.php?id=1435.

 

Qualificação profissional para sociedade- Foram oferecidos no quadriênio três cursos de qualificação profissional para comunidades vulneráveis do município do RJ nos temas educação ambiental crítica (https://www.ioc.fiocruz.br/noticias/ioc-e-prefeitura-do-rio-formam-agentes-em-educacao-ambiental)  e educação climática (https://www.ioc.fiocruz.br/noticias/instituto-firma-convenio-com-prefeitura-de-niteroi-para-educacao-climatica) e empoderamento feminino ecológico (https://www.ioc.fiocruz.br/noticias/nao-tem-plano-b-para-o-meio-ambiente) envolvendo ações de duas teses e uma dissertação do PPG.

EBS pra você no Fiocruz pra você: é a articulação de ações de extensão do PPG-EBS apresentada anualmente nos eventos públicos organizados pela Fiocruz nos dias nacionais de vacinação, intitulados “Fiocruz pra você”, agora chamados “Fiocruz com você”. As atividades são centralizadas por iniciativa da direção do IOC e há uma divulgação específica a cada ano (https://www.ioc.fiocruz.br/noticias/ioc-marca-presenca-em-mais-uma-edicao-do-fiocruz-pra-voce)

EBS em museus e Centros de Ciência é uma iniciativa que articula as atividades de extensão desenvolvidas por docentes e discentes do PPG-EBS com outros museus de ciência no RJ e em estados onde realizamos projetos em âmbito nacional, tais como Espaço Ciência Viva, Museu da Vida, Museu Nacional, Espaço Interativo de Ciências, Ciência sob Tendas, Centro de Ciência e Observatório do Pará, eventos SBPC e outros. De modo geral, a divulgação das atividades é feita pelas mídias dos parceiros e/ou da Fiocruz (ex: https://www.uepa.br/content/planetario-do-para-sedia-evento-expresso-chagas-21-neste-sabado-13 ). Diversos desses espaços e experiências passam a compor objetos de investigação de mestrandos e doutorandos do PPG-EBS, como aconteceu com o Espaço Ciência Viva e com o Ciência sob Tendas, cujas atividades foram objetos de teses de doutorado e de sucesso dos egressos. 

Cienciagram (https://www.instagram.com/grupo.cienciagram/) é uma iniciativa da Dra. Luciana Garzoni e seu grupo de pesquisa, para divulgação científica ampla nas redes sociais, desde a pandemia. Das redes sociais articuladas aos grupos do PPG-EBS, essa é uma das que tem maior número de seguidores, mais de 5 mil, estando as demais na escala de 500 a 800 seguidores.

PExt 17: Ciência, arte e cidadania em eventos, oficinas, instalações, exposições, simpósios e expedições (NF) é um macroprojeto que reúne diversas atividades de extensão vinculadas à linha 4, Ciência e Arte.  No atual quadriênio organizamos nesse macroprojeto 09 iniciativas: “Expresso Chagas XXI”, “Circuito Manguinhos: castelo, entomologia, memórias e borboletário”, “LASER-Talks Rio”, “Por dentro do Sangue”, “Rede Ciência, Arte e Cidadania: encontros e parcerias”, “Curto Circuito: artistas nos laboratórios do IOC”, “Café com Afeto, Arte e Ciência”, “Animê, Mangá, Ficção científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências” e “Fascículos CienciArte no Ensino” Estão descritos brevemente aqui, pois fazem parte da identidade e diferencial do PPG-EBS, e maiores detalhes são apresentados no item Impacto na Sociedade.

O Expresso Chagas XXI (https://expressochagas.com/) é uma tecnologia educacional e social do IOC para a saúde e a educação científica, desenvolvida por  pesquisadores do PPG e da Fiocruz  com pacientes da Associação Rio Chagas e outras pessoas afetadas pela doença de Chagas. Usando a abordagem CienciArte, tem por objetivo traduzir em práticas de educação, informação e promoção da saúde as descobertas sobre a doença de Chagas, e atualmente também sobre outras doenças de determinação social (DDS), servindo como apoio para ações do Programa Brasil Saudável. Apresenta mais de 50 atividades autorais de alunos de mestrado e doutorado envolvidos em formato de jogos, oficinas, cursos, atividades de laboratório e rodas de participação, baseadas no diálogo e na troca de saberes, que são realizadas em espaços cedidos pelo SUS nos diversos municípios participantes.  Trabalha uma analogia com um trem imaginário, com entrada, bilhete de acesso e saída, visto que a descoberta da doença de Chagas foi realizada em um vagão de trem. A estação cenográfica de entrada simula uma estação de trem (a estação de Lassance, ou de uma cidade culturalmente relevante na região), e um circuito avança  por seis módulos de atividades educacionais identificadas como “vagões”. Os participantes são sensibilizados a fazer imersão e seguem uma “viagem” pelos vagões temáticos: (1) Associações de portadores de DC, (2) Inovações & Laboratório, (3) Descobertas & Brincadeiras, (4) Casa, Ambiente & Saúde Única, (5) Bem-estar e (6) Sua Voz. A tecnologia foi validada em 2019, publicada internacionalmente em 2021 e desde então atingiu 11 municípios brasileiros, tendo formado 620 profissionais da saúde e educação em  territórios endêmicos para doenças DDS. De 2021 a 2024 foram realizadas 6 expedições, 3 em 2022 (Posse/Go, Belém/PA e Arraial/PI), 3 em 2023 no Ceará em Limoeiro do Norte/CE, Quixeré/CE e Tabuleiro do Norte/CE e 1 em 2024 em Cruzeiro do Sul/AC. A partir da implementação da tecnologia profissionais do Ceará e de GO, discentes foram aprovados em processos seletivos no PPG-EBS, compondo grupos de pesquisa que já incluem 4 doutorandas e 3 mestrandos, articulando extensão e pesquisa com DP do programa.

O Circuito Manguinhos: castelo, entomologia, memórias e borboletário é uma iniciativa conjunta de vários docentes do IOC, incluindo outros PPG além do PPG-EBS. Coordenado por uma museóloga que é doutora egressa do PPB-EBS, Dra. Anunciata Sawada, o projeto organiza visitações exclusivas ao castelo mourisco da Fiocruz (independentes das visitações do Museu da Vida), incluindo espaços do IOC como varandas, sala Adolfo Lutz, sala Costa Lima e sala Memórias do IOC, espaços do Museu da Vida - quando disponíveis, espaço da Biblioteca de Manguinhos, e ao Borboletário, incluindo oficinas lúdicas de arte e de ciência. No ano de 2025, quando o IOC completa 125 anos, esse projeto está com uma programação especial.

LASER-Talks Rio é uma ação de cooperação e extensão em rede internacional, na qual o PPG-EBS representa o IOC na rede LASER – Leonardo ArtScience Evening Rendezvous, que organiza debates sobre temas variados na interface arte-ciência. Os debates são sempre ao final do dia (após 17h), em ambiente presencial informal ou em ambiente virtual (especialmente depois da pandemia). Possibilita conexões nacionais e internacionais no campo da linha de pesquisa em ciência e arte.

Por dentro do Sangue é uma arte-instalação itinerante coordenada pela Dra. Taiana Oliveira, egressa do PPG-EBS, como fruto de seu mestrado e doutorado. Além de participar em exposições e expedições, tem uma interação especial com os Hemocentros do Rio de Janeiro e de Niterói, com previsão de expansão para outras cidades (ex: Belém e outros). Além da imersão em um ambiente presencial ficcional, que permite “entrar no sangue”, também o projeto desenvolveu atividades de realidade virtual e de interação remota.

O projeto Rede Ciência, Arte e Cidadania: encontros e parcerias – Rede CAC, é fruto dos Simpósios bienais organizados pelo IOC desde 2002 que, junto com a disciplina “Ciência e Arte I”, originaram a proposta de estruturação da linha de pesquisa 4 do PPG-EBS em 2004. A etnografia dos nós dessa rede foi objeto de estudo de doutorado da Dra Rita Rocha, egressa do PPG-EBS, que vem mantendo um site e as atividades da rede. Hoje se insere como uma rede temática da Rede Nacional Educação e Ciência Leopoldo de Meis.

O projeto Curto-Circuito: artistas nos laboratórios do IOC, é uma parceria do IOC com a Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA), na qual alunos de graduação dos diversos cursos da EBA desenvolvem créditos de extensão (carga horária específica) em laboratórios do IOC previamente selecionados por chamada de adesão. Assim, os jovens artistas passam um ou dois semestres desenvolvendo obras de arte que expressam suas percepções sobre o ambiente da ciência vivenciado nos laboratórios. O projeto está ativo desde 2018 e realiza periodicamente exposições com os resultados, as obras dos extensionistas (https://www.ioc.fiocruz.br/noticias/exposicao-celebra-encontro-entre-ciencia-e-arte). Uma das antigas alunas extensionistas já é atualmente mestranda no PPG-EBS, estimulada pelo ambiente encontrado no programa.

O projeto Café com Afeto, Ciência e Arte foi iniciado durante a pandemia, para estabelecer vínculos com pacientes de doença de Chagas que ficaram isolados na quarentena e precisavam de suporte psicológico. Foi um desdobramento das atividades de bem-estar desenvolvidas no vagão 5 do projeto Expresso Chagas, que está sendo reestruturado para atividades durante as comemorações dos 125 anos do IOC.

O projeto Animê, Mangá, SciFi (Ficção Científica) e Cultura Pop no Ensino de Ciências (AMSEC-Pop, https://www.instagram.com/amsecpop/) é conduzido pelo Grupo de Pesquisa de mesmo nome, coordenado pela Dra. Anunciata Sawada, egressa do PPG-EBS. Foi criado a partir de uma pesquisa realizada por uma aluna de ensino médio no programa de vocação científica (Provoc-EPSJV-Fiocruz), para investigar este tema e suas potencialidades para o ensino de ciências. Essa concepção de ciências contempla a convergência das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde como também as áreas de Humanas e Sociais em torno dos objetos culturais de interesse do grupo. O projeto explora a ciência contextualizada na esfera de produções culturais em animê e mangá, além da própria ficção científica e da cultura Pop expressas por estas produções. O projeto realiza encontros anuais e cursos de extensão, abertos a quaisquer interessados, que tem atraído jovens e adultos de diversas partes do país, devidamente registrados no campus virtual da Fiocruz, com muitas produções de quadrinhos bem como debates estruturados que qualificam o grupo em pesquisa.

O projeto “Fascículos CienciArte no Ensino” é a versão atual do projeto “Com Ciência na Escola” que foi iniciado no IOC em 2001. Consiste em Coleções Temáticas publicadas na página do IOC, desenvolvidos em diversas Teses e Dissertações no PPG-EBS. Hoje está sendo coordenado pela Dra. Cristine Andrade, egressa do PPG-EBS. Desde 2017 são desenvolvidos fascículos em parceria com o IFAC - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, no programa de formação de professores. Cada fascículo busca promover o diálogo entre a ciência e a arte, reforçando o conceito de CienciArte/ArtScience. São materiais dirigidos a educadores, mas com aplicação possível em público determinado, segundo a faixa etária e o nível do Ensino. Se aplicam ao Ensino Formal, em ambiente escolar, ou ao Ensino Não Formal, incluindo Divulgação Científica e Educação em Saúde. As coleções estão em permanente crescimento, evolução e atualização. Por isso, quando clicar em cada coleção, poderá sempre encontrar novidades. Atualmente a série está composta por cinco Coleções Temáticas que trazem sugestões de atividades práticas nas áreas de biociências e saúde. O acesso é gratuito para download do pdf no link a seguir. A reprodução é autorizada, desde que com citação da fonte. Link: https://fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start578e.html?sid=424

 

*Atualizado em 19/082025

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