Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Alunos Egressos


EGRESSOS - TRAJETÓRIA DO PROGRAMA EM 20 ANOS E 335 ALUMNI:

No quadriênio, o PPG-EBS completou uma centena de doutores formados. Com as primeiras defesas em 2005, o PPG-EBS titulou, até dezembro de 2024, 335 ex-alunos: 195 mestres (58,2%) e 140 (41,7%) doutores. Esses dados foram produzidos pela secretaria do Programa, uma vez que os dados disponíveis na plataforma Sucupira se apresentam inconsistentes antes de 2012 e não contabilizam o total de titulações do PPG-EBS ao longo dos 15 anos de operação. Quinze dos 272 titulados cursaram o Mestrado Profissional (MP) quando ainda era previsto que cursos de mestrado acadêmico e profissional estivessem vinculados a um Programa Acadêmico com doutorado. Desse modo, foram oferecidas 3 turmas de MP (em 2007, 2008 e 2009), orientadas pelo mesmo corpo docente e com as mesmas linhas de pesquisa, diferindo no tipo de trabalho de conclusão e no perfil do aluno, todos com vínculo empregatício. Com novas regulamentações dos MP pela CAPES, o PPG-EBS descontinuou essa modalidade para foco mais concentrado no programa acadêmico, mestrado e doutorado, que permanece até hoje.

Somos um programa que há 20 anos vem alimentando o cenário acadêmico com mestres e doutores altamente qualificados para atuarem em diversas instituições de ensino e pesquisa no país com experiência no exterior. Os egressos do PPG EBS atuam em diferentes áreas como: docência, pesquisa, política e/ou gestão, desenvolvendo não só suas pesquisas, como também formando núcleos e redes de pesquisa, ensino e extensão em outras instituições com foco em inovação, formação, transformação social e/ou pesquisa em ensino em diferentes frentes.

 

o PPG EBS considera extremamente relevante o acompanhamento dos nossos ex-alunos, por isso desenvolveu uma política interna de acompanhamento. De fato, essa se configurou em uma das linhas de pesquisa conduzidas por nosso INCT Ensino e Comunicação, na qual realizamos sistemática e continuamente uma pesquisa de egressos do PPG-EBS. Preferimos utilizar os termos “ex-alunos” ou “alumni”, considerando que o termo “egresso” é polissêmico, correspondendo, em muitos dicionários, a “egresso do sistema prisional”. Além disso, grandes universidades, no Brasil e no exterior, utilizam o termo “alumni” para redes, associações e programas de contato e acompanhamento. A seguir, as estratégias utilizadas para acompanhamento. Ressalta-se que tanto o texto como as estratégias estão expostas no site do programa (https://pgebs.ioc.fiocruz.br/alunos-egressos )

  1. Encontro anual de ex-alunos: Semana Paulo Freire de Alumni PPG-EBS – quando realizamos uma busca ativa contatando todos os ex-alunos e convidando-os para encontros com os antigos e os atuais alunos, propiciando rica troca de experiências. Desde 2018 a Semana Paulo Freire tem registrado essas experiências em Anais do Evento e em vídeos no canal YouTube do Programa. Link abaixo:

(https://www.youtube.com/c/EnsinoemBiocienciaseSaudeFiocruz)

  1. Confecção de relatório descritivo e sintético da Semana Paulo Freire. Desde 2023, produzimos um livro que conta as trajetórias dos ex-alunos e o impacto do programa em sua vida profissional.
  2. Acompanhamento do CV Lattes de todos os egressos pela secretaria do Programa, para conhecimento de seu percurso acadêmico. Isso é feito com apoio das equipes de pesquisa ligadas à Linha de Pesquisa#1 (Ensino e Aprendizagem), no seu Macroprojeto 2 (Avaliação, estudos da saúde na escola e impacto de ex-alunos).
  3. O acompanhamento curricular coleta dados que são sistematicamente inseridos em uma planilha de indicadores (instrumento de pesquisa), que acumula/atualiza dados relativos à 4 campos específicos: (1) Dados pessoais, (2) Dados curriculares sobre a formação acadêmica prévia e durante a PG-EBS, explicitando se o egresso cursou Mestrado e Doutorado no Programa ou se fez outro percursos, (3) Dados profissionais e acadêmicos, com especial atenção ao nível de ensino na qual a pessoa está atuando, se orienta, em que e quantos alunos, (4) Dados relativos à temática e aos produtos relacionados à Tese/dissertação, (5) Dados relativos à(s) linha(s) de pesquisa desenvolvida(s) após a titulação.
  4. Convite aos egressos para se inserirem em Comissões e/ou Grupos de Trabalho do PPG-EBS, em especial as Comissões de Autoavaliação e de preparação da Semana Paulo Freire.
  5. Convite para egressos apresentarem seus trabalhos em Seminários Temáticos do PPG-EBS
  6. Convite para que os egressos façam depoimentos em áudio, vídeo ou texto sobre o impacto da formação recebida no PPG-EBS na sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
  7. Participação do estudo geral de egressos da Fiocruz, conduzido pela vice-presidência de Educação, Comunicação e Informação, com convite aos egressos do PPG-EBS para resposta aos questionários do estudo.
  8. Atualização permanente da lista de egressos disponível no site do Programa, com a lista total desde 2025 em https://pgebs.ioc.fiocruz.br/alunos-egressos.
  9. Desenvolvimento de projetos de estudos de egressos no novo macroprojeto criado em 2017 intitulado “Avaliação, estudos da saúde na escola e impacto de ex-alunos”, vinculado à linha de pesquisa “Ensino e aprendizagem em biociências e saúde”, na Área de concentração de “Ensino Formal”.

Acesse a listagem de estudantes egressos do Programa entre 2005 a 2021

 

*Atualizado em 19/08/2025

Voltar ao topoVoltar

Instituto Oswaldo Cruz - Secretaria Acadêmica - Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2562-1201

Siga nossas redes sociais