Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Alunos Egressos


POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (EX-ALUNOS):

Consideramos extremamente relevante o acompanhamento dos nossos ex-alunos. De fato, essa se configurou em uma das linhas de pesquisa conduzidas por nosso INCT Ensino e Comunicação, na qual realizamos sistemática e continuamente uma pesquisa de egressos do PPG-EBS. Preferimos utilizar os termos “ex-alunos” ou “alumni”, considerando que o termo “egresso” é polissêmico, correspondendo, em muitos dicionários, a “egresso do sistema prisional”. Além disso, grandes universidades, no Brasil e no exterior, utilizam o termo “alumni” para redes, associações e programas de contato e acompanhamento. 

Para o acompanhamento dos nossos ex-alunos utilizamos as seguintes estratégias, que estão expostas no site do programa.

a) Encontro anual de ex-alunos: Semana Paulo Freire de Alumni PG-EBS – quando realizamos uma busca ativa contatando todos os ex-alunos e convidando-os para encontros com os antigos e os atuais alunos, propiciando rica troca de experiencias. Desde 2018 a Semana Paulo Freire tem registrado essas experiências em Anais do Evento e em vídeos no canal YouTube do Programa. 

b) Confecção de relatório descritivo e sintético da Semana Paulo Freire

c) Acompanhamento do CV Lattes de todos os egressos pela secretaria do Programa, para conhecimento de seu percurso acadêmico. Isso é feito com apoio das equipes de pesquisa ligadas à Linha de Pesquisa#1 (Ensino e Aprendizagem), no seu Macroprojeto 2 (Avaliação, estudos da saúde na escola e impacto de ex-alunos).

d) O acompanhamento curricular coleta dados que são sistematicamente inseridos em uma planilha de indicadores (instrumento de pesquisa), que acumula/atualiza dados relativos à 4 campos específicos: (1) Dados pessoais, (2) Dados curriculares sobre a formação acadêmica prévia e durante a PG-EBS, explicitando se o egresso cursou Mestrado e Doutorado no Programa ou se fez outro percursos, (3) Dados profissionais e acadêmicos, com especial atenção ao nível de ensino na qual a pessoa está atuando, se orienta, em que e quantos alunos, (4) Dados relativos à temática e aos produtos relacionados à Tese/dissertação, (5) Dados relativos à(s) linha(s) de pesquisa desenvolvida(s) após a titulação.

e) Inserção de egressos nas Comissões e Grupos de Trabalho do PPG-EBS, em especial as Comissões de Autoavaliação e de preparação da Semana Paulo Freire.

f) Convite para egressos apresentarem seus trabalhos em Seminários Temáticos mensais do PPG-EBS

g) Participação do estudo geral de egressos da Fiocruz, conduzido pela vice-presidência de Educação, Comunicação e Informação, com convite aos egressos do PPG-EBS para resposta aos questionários do estudo.

h) Atualização permanente da lista de egressos disponível no site do Programa, com a lista anual em https://pgebs.ioc.fiocruz.br/alunos-egressos e com a lista total, desde 2005, em https://pgebs.ioc.fiocruz.br/sites/pgss.ioc.fiocruz.br/files/u25/Alunos%20Egressos%20-%202020.pdf

i) Construção do mapa de instituições ligadas ao PPG-EBS por meio de seus egressos, evidenciando a Rede de Alumni fisicamente no Brasil.

 

Acesse a listagem de estudantes egressos do Programa entre 2005 a 2021

 

*Atualizado em 14/07/2021

Voltar ao topoVoltar