EGRESSOS - TRAJETÓRIA DO PROGRAMA EM 20 ANOS E 335 ALUMNI:
No quadriênio, o PPG-EBS completou uma centena de doutores formados. Com as primeiras defesas em 2005, o PPG-EBS titulou, até dezembro de 2024, 335 ex-alunos: 195 mestres (58,2%) e 140 (41,7%) doutores. Esses dados foram produzidos pela secretaria do Programa, uma vez que os dados disponíveis na plataforma Sucupira se apresentam inconsistentes antes de 2012 e não contabilizam o total de titulações do PPG-EBS ao longo dos 15 anos de operação. Quinze dos 272 titulados cursaram o Mestrado Profissional (MP) quando ainda era previsto que cursos de mestrado acadêmico e profissional estivessem vinculados a um Programa Acadêmico com doutorado. Desse modo, foram oferecidas 3 turmas de MP (em 2007, 2008 e 2009), orientadas pelo mesmo corpo docente e com as mesmas linhas de pesquisa, diferindo no tipo de trabalho de conclusão e no perfil do aluno, todos com vínculo empregatício. Com novas regulamentações dos MP pela CAPES, o PPG-EBS descontinuou essa modalidade para foco mais concentrado no programa acadêmico, mestrado e doutorado, que permanece até hoje.
Somos um programa que há 20 anos vem alimentando o cenário acadêmico com mestres e doutores altamente qualificados para atuarem em diversas instituições de ensino e pesquisa no país com experiência no exterior. Os egressos do PPG EBS atuam em diferentes áreas como: docência, pesquisa, política e/ou gestão, desenvolvendo não só suas pesquisas, como também formando núcleos e redes de pesquisa, ensino e extensão em outras instituições com foco em inovação, formação, transformação social e/ou pesquisa em ensino em diferentes frentes.
o PPG EBS considera extremamente relevante o acompanhamento dos nossos ex-alunos, por isso desenvolveu uma política interna de acompanhamento. De fato, essa se configurou em uma das linhas de pesquisa conduzidas por nosso INCT Ensino e Comunicação, na qual realizamos sistemática e continuamente uma pesquisa de egressos do PPG-EBS. Preferimos utilizar os termos “ex-alunos” ou “alumni”, considerando que o termo “egresso” é polissêmico, correspondendo, em muitos dicionários, a “egresso do sistema prisional”. Além disso, grandes universidades, no Brasil e no exterior, utilizam o termo “alumni” para redes, associações e programas de contato e acompanhamento. A seguir, as estratégias utilizadas para acompanhamento. Ressalta-se que tanto o texto como as estratégias estão expostas no site do programa (https://pgebs.ioc.fiocruz.br/alunos-egressos )
(https://www.youtube.com/c/EnsinoemBiocienciaseSaudeFiocruz)
Acesse a listagem de estudantes egressos do Programa entre 2005 a 2021
*Atualizado em 19/08/2025
Instituto Oswaldo Cruz - Secretaria Acadêmica - Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2562-1201