Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Histórico


O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em setembro de 2003, tendo suas primeiras turmas de mestrado e doutorado matriculadas em março de 2004, com um total de 44 alunos de mestrado e 14 alunos de doutorado.

O Programa nasceu da iniciativa de pesquisadores-doutores do IOC, na cidade do Rio de Janeiro, sensibilizados pela importância da qualificação de professores em diferentes níveis da Ensino Fundamental, Médio e Superior, conhecendo melhor o campo de pesquisa básica e aplicada em Ensino em Biociências e Saúde.

O PG-EBS se diferenciou no contexto regional, por ser, em 2004, a primeira oferta de doutorado no Rio de Janeiro na Área de Ensino da CAPES, na época ainda denominada Área de Ensino de Ciências e Matemática. Além disso, o PG-EBS é o único programa na Área de Ensino na Fiocruz e, paradoxalmente, a única área que levou uma profissional da instituição a ter a experiência de participar do seu Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) por cinco anos (2013 a 2017). 

Até julho de 2020, o Programa titulou 99 doutores e 167 mestres, sendo 153 do curso de mestrado acadêmico e 14 do mestrado profissional. Atualmente, o Programa conta com 39 docentes e 132 discentes.

Para acessar as Memórias da “Semana Paulo Freire no IOC”, evento comemorativo de 15 anos, e Informações gerais sobre o Programa clique aqui.

Voltar ao topoVoltar