Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa


O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) constitui-se por duas Áreas de Concentração: Ensino formal em Biociências e Saúde e Ensino não-formal em Biociências e Saúde, que abrangem oito Linhas de Pesquisa, listadas a seguir.

Linhas de Pesquisa nas Áreas de Concentração em Ensino formal em Biociências e Saúde
- Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde
- Ciências Sociais e Humanas Aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde
- Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico
- Ciência e Arte

Linhas de Pesquisa nas Áreas de Concentração em Ensino não-formal em Biociências e Saúde
- Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde
- Ciências Sociais e Humanas Aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde
- Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico
- Ciência e Arte

 

Em ambas as áreas de concentração desenvolvemos 4 (quatro) LINHAS DE PESQUISA (L), cada qual com 2 a 5 PROJETOS DE PESQUISA (P) do programa, considerados como MACROPROJETOS (MP). Desde o quadriênio anterior também já organizamos nestas linhas os PROJETOS DE EXTENSÃO (PEXT) e associamos disciplinas eletivas (Disc Elet), características de suas demandas e especificidades:

(L1) Ensino e Aprendizagem das Biociências e Saúde (F/NF) – 17 Disc Eletivas

P1- Aprendizagem, diversidade e inclusão em biociências e saúde (F/NF)

P2- Avaliação de processos educativos, saúde na escola e impacto de egressos (F)

P3- Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em biociências e saúde (F/NF)

P4- Formação inicial e continuada de profissionais do ensino em saúde e da saúde (F/NF)

P5- Formação e qualificação dos profissionais da saúde para docência em biociências, tecnologias e saúde (F/NF)

PExt 14- Atividades e estratégias de prevenção de doenças e Promoção da Saúde com foco na pandemia de COVID-19 (F/NF)

 

(L2) Ciências Sociais e Humanas aplicadas ao Ens. em Bioc. e Saúde (F/NF) – 08 Disc Eletivas

P 6- Gênero, sexualidade e reprodução: aporte para o ensino (F/NF)

P 7- História, filosofia e sociologia aplicada ao ensino de biociências e saúde (F/NF)

P 8- Representações sociais, educação em saúde, ambiente e trabalho no ensino em biociências e saúde (F/NF)

P 9- Tecnologias educacionais, sociais e de comunicação e informação aplicadas ao ensino e a cidadania  (F/NF)

PExt 15- Biociências e Saúde nas escolas (F/NF)

 

(L3) Divulgação, popularização e Jornalismo (NF)05 Disc Eletivas

P 10- Educação não formal e redes sociais (NF)

P 11- Popularização científica e mídia como meio de divulgação em ensino de biociências e saúde (NF)

PExt 16- Atividades de Educação em Ciências e Saúde em Espaços do SUS, museus e outros espaços urbanos e rurais (NF)

(L4) Ciência e Arte(F/NF) – 08 Disc Eletivas

P 12- CienciArte (STEAM), transdisciplinaridade, promoção da saúde e diversidade (F/NF)

P 13- Métodos, práticas e produção de conhecimentos em biociências e saúde (F)

PExt 17- Ciência, arte e cidadania em eventos, oficinas, instalações, exposições, simpósios e expedições (NF)

 

Legenda: 

F - Ensino formal em Biociências e Saúde

NF - Ensino não-formal em Biociências e Saúde

Voltar ao topoVoltar

Instituto Oswaldo Cruz - Secretaria Acadêmica - Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2562-1201

Siga nossas redes sociais