Os recursos atuais que sustentam as atividades do PPG-EBS provêm de fontes públicas, especialmente a CAPES, complementados pela Fiocruz (presidência e IOC), CNPq e a FAPERJ. Considerando o número total de alunos com matrículas ativas no quadriênio 2021-2024, conseguimos ampliar um pouco o número de bolsas para mestrado, atendendo às expectativas do planejamento realizado.
Quadro de bolsas disponíveis no PPG-EBS no quadriênio 2021-2025 |
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2021 |
2022 |
2023 |
2024 |
2025 |
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Agência |
MA |
DO |
MA |
DO |
MA |
DO |
MA |
DO |
MA |
DO |
CAPES |
20 |
24 |
20 |
24 |
19 |
26 |
19 |
26 |
19 |
26 |
Capes-custeio |
4 |
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6 |
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8 |
1 |
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3 |
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CAPES - VPEIC |
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1 |
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2 |
1 |
2 |
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4 |
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4 |
CAPES - BSM |
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CAPES - COVID |
1 |
1 |
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IOC |
9 |
4 |
3 |
5 |
6 |
6 |
5 |
7 |
9 |
5 |
VPEIC |
5 |
4 |
1 |
4 |
|
4 |
|
|
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CAPES (total) |
25 |
26 |
26 |
26 |
28 |
29 |
19 |
33 |
19 |
30 |
Fiocruz (total) |
14 |
8 |
4 |
9 |
6 |
10 |
5 |
7 |
9 |
5 |
Faperj Nota 10 |
2 |
1 |
2 |
1 |
2 |
2 |
2 |
4 |
2 |
2 |
CNPQ |
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|
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|
|
2 |
|
2 |
Total curso |
41 |
35 |
32 |
36 |
36 |
41 |
26 |
46 |
30 |
39 |
Total ano |
76 |
68 |
77 |
72 |
69 |
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Matrículas |
58 |
96 |
57 |
96 |
55 |
90 |
54 |
108 |
52 |
105 |
Além das bolsas, os Docentes Permanentes captam recursos fora do programa para seus projetos específicos e informam ao PPG-EBS a qual macroprojeto essa iniciativa está vinculada. Ao todo nesse quadriênio temos 57 projetos vinculados ao PPG-EBS que foram financiados pela instituição ou por agências de fomento ou por convênios com instituições públicas ou privadas. Nesses projetos estão inseridos outros docentes, discentes, egressos ou pós-doutorandos do programa. Seguem os projetos coordenados por DP do programa e alinhados a principal área de concentração, linhas de pesquisa e macroprojetos desses docentes:
ANGÉLICA BAPTISTA SILVA- Coordenadora e integrante
Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0947912377089491 [1]
Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde e MP9: Tecnologias Educacionais, Sociais e de Comunicação e Informação aplicadas ao Ensino.
- Estudo R.I.S.E. Resistir Intervir Socorrer e Empoderar: Viabilidade e Aceitabilidade de uma Intervenção de Saúde Digital para Mulheres Transgênero que Enfrentam Violência de Gênero e Transtornos Mentais no Brasil;
- Ampliação e Padronização dos Núcleos de Telessaúde- Desenvolvimento tecnológico e de inovação nos Núcleos de Telessaúde selecionados pelo Departamento de Saúde Digital, Ministério da Saúde (DESD/MS);
- Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)- Faz parte do Programa Especial de Cooperação com o Ministério da Saúde (COSAU) - Vigência: 13/12/2023 a 31/12/2026 - Processo CNPq: 445310/2023-5.
ANTONIO HENRIQUE ALMEIDA DE MORAES NETO- Coordenador
Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/3699684869635185 [2]
Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte e MP9: MP13= Métodos, práticas e produção de conhecimentos em Biociências e Saúde
- Redes, Conexões e Territórios: Espaços Colaborativos para Promoção da Saúde e Educação para a Cidadania. Coordenador: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto- 2022-2024. Participação de outros docentes do PPG EBS. Projeto de Inovação em Saúde e Sociedade do IOC (INOVA IOC).
- Capacitação comunitária para a prevenção da Tuberculose e parasitoses através da educação popular participativa em saúde, em comunidade de baixa renda do entorno do campus da FIOCRUZ, Manguinhos, RJ.
- Estratégias integradas de capacitação comunitária para o enfrentamento de doenças negligenciadas em comunidades vulneráveis do Estado do Rio de Janeiro, RJ- extensão.
CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL- Coordenadora
Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/2696208823075136 [3]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP3: Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde.
- Negacionismo e Educação Popular em Saúde na Formação Inicial em Saúde e Portal de Jogos Educativos de Biociências (Faperj)
- Biologia Celular em Jogo (UFF)
- Jogos para o Ensino de Biologia Celular e Biotecnologia- extensão.
CLAUDIA TERESA VIEIRA DE SOUZA, Coordenadora
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2060754449822025 [4]
Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte e MP13: Métodos, práticas e produção de conhecimentos em Biociências e Saúde
- Plataforma de Saberes: Envolvimento e participação da comunidade em ações de promoção da saúde e produção do conhecimento (INI- Fiocruz)
CLÉLIA CHRISTINA MELLO SILVA ALMEIDA DA COSTA, Coordenadora
Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9205412629771883 [5]
Áreas de concentração: Ensino Formal e Não Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde e MP8 - Representações Sociais, Educação em Saúde, Ambiente e Trabalho no Ensino em Biociências e Saúde
- Plataforma CHA (conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para Educadores- financiamento. FAPERJ- 2022-2024- Edital Melhoria das Escolas Públicas-
- Plataforma AGente das Águas- Biomonitoramento e educação ambiental- Convênio AGEVAP e Fiocruz - 2022- 2027
- Programa de Educação Ambiental e Climática- Convênio e convênios prefeitura de Niterói - 2023-2025
- Guardiãs das Matas: Formação Qualificada de lideranças femininas comunitárias em Educação Ambiental Crítica nos territórios vulneráveis no município do Rio de Janeiro - Convênio IOC/FIocruz com a Secretaria de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro- 2023-2024
- RIO + AMBIENTAL: Programa de ensino, pesquisa e extensão em educação ambiental crítica para preservação da biodiversidade e promoção de capital social e turístico das comunidades dos núcleos de Educação ambiental e Climática do Rio de Janeiro- FAPERJ- edital Educação Ambiental- 2024- 2026.
CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU - Coordenadora
Link do CV Lattes- http://lattes.cnpq.br/4460682115015016 [6]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP1- Aprendizagem, diversidade e inclusão em Biociências e Saúde.
- Altas Habilidades ou Superdotação: Análise de um Programa de Suplementação Escolar no Sistema Público de Ensino Inclusivo.
DEISE MIRANDA VIANNA- Coordenadora
link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9358897306377915 [7]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP3: Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde.
- Temas para o ensino de Física com abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)- produção de material educativo para o ensino de física por meio do site do PROENFIS FAPERJ.
- Ensino de Física na perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade- materiais didáticos para alguns tópicos do Ensino Médio com uma abordagem voltada para o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sob uma metodologia de problemas abertos, privilegiando a discussão e a construção do conhecimento do aluno FAPERJ.
ISABELA CABRAL FÉLIX DE SOUZA - Coordenadora
Link do CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/1913663126601920 [8]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP2= Avaliação de processos formativos, estudos da saúde na escola e impacto de ex-alunos.
- Uma análise de continuidades e mudanças na trajetória de egressos de Iniciação Científica de Ensino Médio na Fundação Oswaldo Cruz- EPSJV
- Studies on scientific training from an international perspective- The aim is to evaluate the experiences of international education from the perspective of students, staff and professors at University of South Florida. CNPq- bolsa PrInt
JESSICA NORBERTO ROCHA- Coordenadora
Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210 [9]
Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MPExt 16: Atividades de Educação em Ciências e Saúde em Espaços do SUS, museus e outros espaços urbanos e rurais.
- Encontros para a Diversidade na Ciência e Cultura- Grupo MCCAC em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (PR)- FAPERJ, conta com uma série de "Encontros para a diversidade na ciência e cultura"
- Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural- É um coletivo de investigadoras e investigadores do curso de Mestrado e Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, integrado à Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, e com o apoio do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento). A iniciativa do grupo busca intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no contexto Iberoamericano, nomeadamente entre Brasil e Portugal.
- Divulgação científica e museus de ciências: acesso, acessibilidade e inclusão.
LUCIANA LOPES DE ALMEIDA RIBEIRO GARZONI- Coordenadora
Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/5773292512294082 [10]
Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte e MPExt 14- Atividades e estratégias de prevenção de doenças e Promoção da Saúde com foco na pandemia de COVID-19.
- Fortalecimento do Ensino, Pesquisa, e Extensão para a Formação de Recursos Humanos Visando o Enfrentamento de Doenças Emergentes e Reemergentes e a Promoção da Saúde da População Brasileira- CNPq
LUISA MEDEIROS MASSARANI - Coordenadora
Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/2675160937325484 [11]
Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MP 10- Educação não formal e redes sociais e sociotécnicas.
- Fluxos globais de desinformação científica: análise comparativa de controvérsias e estratégias para o enfrentamento à desinformação em plataformas digitais- CNPq- cooperação internacional
- Desinformação nas mídias digitais e seu impacto na saúde de brasileiros e brasileiras: Análise das práticas informacionais em comunidades indígenas do povo Baniwa e Koripako- Fiocruz
- Desinformação nas mídias digitais e seu impacto na saúde de brasileiros e brasileiras: Análise das práticas informacionais em comunidades indígenas, quilombolas e outros grupos populacionais vulnerabilizados- CNPq
- Divulgação Científica no enfrentamento das fake news durante a pandemia da COVID-19: Análise e Produção de materiais para as mídias sociais- FIOTEC- Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde.
- O que os jovens brasileiros pensam da ciència, tecnologia e inovação? CNPq
- Desinformação Científica no Brasil: análise de controvérsias e estratégias para o enfrentamento à desinformação em plataformas digitais- CNPq
- Jovens, ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil - cooperação internacional sem financiamento declarado.
- Red Temática Cyted MUSA IBEROAMERICANA: RED DE MUSEOS Y CENTROS DE CIÊNCIA - Auxílio financeiro do Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo.
MARCELO SIMÃO VASCONCELLOS, Coordenador
Link do CV lattes: http://lattes.cnpq.br/8092360085878459 [12]
Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MP11- Popularização científica e Mídia como meio de Divulgação em Ensino de Biociências e Saúde.
- Avaliação de jogo de tabuleiro para a mobilização contra a dengue- FIOCRUZ
- Quem Deixou Isso Aqui?!: reformulação e aprimoramento de um jogo digital para prevenção da intoxicação doméstica em crianças- FAPERJ
- SuperSUS cuida na COVID-19- FIOCRUZ
- Fiocraft: construção do campus da Fiocruz dentro do jogo Minecraft para divulgação científica e comunicação em saúde- FIOCRUZ
MARCOS ANDRÉ VANNIER DOS SANTOS, Coordenador
Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4372477270741353 [13]
Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte e MPExt 14- Atividades e estratégias de prevenção de doenças e Promoção da Saúde com foco na pandemia de COVID-19.
- PPSUS- Saúde Única na COVID-19: o engajamento comunitário e a promoção da saúde inclusiva no combate à pandemia- FAPERJ
MAURICIO ROBERTO MOTTA PINTO DA LUZ- Coordenador
Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6575375749314123 [14]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde e MP9: Tecnologias Educacionais, Sociais e de Comunicação e Informação aplicadas ao Ensino.
- Comunidades virtuais de aprendizagem: o trabalho colaborativo e as Zonas de Desenvolvimento Proximais de Professores- FAPERJ
- Desenvolvimento e avaliação de uma comunidade virtual de aprendizagem por e para professores de Biologia: criação espaços para o desenvolvimento e compartilhamento de práticas inovadoras- CNPq
- Comunidades virtuais de aprendizagem e professores de Biologia: criação e avaliação de espaço para o desenvolvimento colaborativo (e compartilhamento) de práticas pedagógicas inovadoras.- FIOCRUZ
MICHELE COMARU- Coordenadora
Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8367583010905346 [15]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP4= Formação inicial e continuada de profissionais do Ensino e da Saúde
- Laboratório de produção de produtos educacionais (Lppe) como ambiente de Inovação e Produção Científica- FAPERJ
- Núcleo de Inovação em Realidades Digitais: Um espaço de divulgação científica e criação - CNPq
RENATO MATOS LOPES- Coordenador
Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5919753308278896 [16]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde e MP3: Estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde.
- O Potencial do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em diferentes níveis de formação- Parceria Internacional - Luis Alexandre Da Fonseca Tinoca - Financiamento não declarado;
- Potencial de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na formação de professores, na Educação Básica e na Educação Profissional Técnica- CNPq
- Produção de recursos educacionais e utilização das redes sociais para a formação continuada dos agentes comunitários de saúde- FAPERJ
ROBSON COUTINHO SILVA- Coordenador
Link do CV Lattes http://lattes.cnpq.br/8122711583232739 [17]
Área de concentração: Ensino não Formal; Linha de pesquisa: Divulgação, Popularização e Jornalismo científico. MPExt 16: Atividades de Educação em Ciências e Saúde em Espaços do SUS, museus e outros espaços urbanos e rurais.
- Curso de Capacitação de Mediadores para Atuação em Ambientes de Ensino Não Formal. Projeto certificado pela empresa Espaço Ciência Viva em 03/06/2019. Descrição: Curso anual registrado como atividade extensionista na PR5 da UFRJ- Extensão.
- Pólo de Educação Científica: Elo Entre Escolas Públicas, a Universidade e o Espaço Ciência Viva. FAPERJ
- A Divulgação Científica no Cotidiano da População: Integração Universidade-Museu-Sociedade- PROGRAMA DE DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DE C&T - FAPERJ
SIMONE SOUZA MONTEIRO- Coordenadora
Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4324408341381188 [18]
Área de concentração: Ensino Formal; Linha de pesquisa: Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde e MP6- Gênero, sexualidade e reprodução: aporte para o Ensino.
- Efeitos do Programa Bolsa Família na saúde sexual e reprodutiva de beneficiários/as de duas regiões do Estado do Rio de Janeiro- CNPq
- Aids no século 21: contribuições de estudos socioantropológicos para prevenção e promoção da saúde- CNPq- bolsa
TÂNIA CREMONINI DE ARAÚJO-JORGE- Coordenadora
Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1782386890431709 [19]
Área de concentração: Ensino Não Formal; Linha de pesquisa: Ciência e Arte e MP12= CienciArte (STEAM), Transdisciplinaridade, Promoção da Saúde e Diversidade: 18 docentes e MPExt 17- Ciência, arte e cidadania em eventos, oficinas, instalações, exposições, simpósios e expedições
- Ciência, Arte e Cidadania 2018 - 10o Simpósio- CNPq
- Ciência e Arte: cursos de capacitação para professores do ensino profissional - FAPERJ- extensão
- COVID-19 e isolamento social: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras - Fiocruz
- EXPRESSO CHAGAS XXI: Tecnologia social educativa para ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença de Chagas- Desenvolvimento tecnológico- FIOCRUZ
- Alegria de viver, bem-estar e promoção da saúde na Atenção Primária para pessoas com doença de Chagas e outras doenças negligenciadas em municípios e territórios vulneráveis – INOVA FioPromoS
- Centro de Estudos e Pesquisas em Atenção Integral à Saúde e Vigilância em doença de Chagas – CEPAV-CHAGAS POSSE/IOC: cooperação técnico-científica entre o município de Posse GO e o Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz.
- Selênio como tratamento na cardiopatia crônica na doença de Chagas: novos passos no desenvolvimento – CNPq Bolsa de Produtividade DT, Objetivo 4: Expresso Chagas
*Atualizado em 19/08/2025