Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

10/11/2025

Relato de pesquisa é destaque em congresso de Medicina Tradicional e Integrativa


Yuri Neri

A tese de doutorado de Cristine Andrade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), foi destaque durante o '3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa', realizado entre 15 e 18 de outubro de 2025, no Rio de Janeiro. 

A cientista do Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Melhor Pesquisa Científica’ com o relato do estudo ‘Práticas integrativas e complementares em saúde com CienciArte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social’. 


A pesquisadora Cristine Andrade durante apresentação no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, no Rio de Janeiro. Foto: Acervo pessoal
 

Desenvolvida sob orientação da diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luciana Ribeiro Garzoni, a tese se destacou entre mais de 400 trabalhos distribuídos em 10 categorias e submetidos por participantes de mais de 70 países. 

O estudo propõe uma abordagem inovadora de promoção da saúde e educação em ambientes de vulnerabilidade social, articulando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com metodologias de CienciArte – estratégia que une ciência e arte para estimular o aprendizado e o bem-estar.  

A tese apresenta um modelo de intervenção que favorece o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes expostos à violência, por meio de ações educativas e terapêuticas que integram arte, ciência e cuidado. 

Segundo Cristine, a premiação representa um marco para a pesquisa em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa no Brasil. 

“O reconhecimento a nível mundial promove a possibilidade de novas parcerias e patrocínios em um campo científico em plena expansão”, destacou. 

O trabalho está alinhado à Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa e à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS, fortalecendo o compromisso da Fiocruz com uma ciência voltada ao bem-estar, à cultura de paz e à promoção da saúde. 

O Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa é coorganizado pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), pela Sociedade Europeia de Medicina Integrativa (ESIM) e pela Sociedade Internacional de Pesquisa em MTCI (ISCMR). O evento reúne pesquisadores e profissionais de diversos países para debater avanços científicos e políticas de integração das práticas tradicionais e complementares aos sistemas nacionais de saúde.

Voltar ao topoVoltar

Instituto Oswaldo Cruz - Secretaria Acadêmica - Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2562-1201

Siga nossas redes sociais