24/07/2023
Maíra Menezes
O lançamento de quatro livros é mais uma atividade que marca a celebração pelos 18 anos do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Disponíveis gratuitamente online, os volumes trazem reflexões teóricas e empíricas de docentes, alunos, egressos e pesquisadores convidados a partir das investigações realizadas no curso.
As publicações estão divididas entre as quatro linhas de pesquisa do programa: ensino e aprendizagem em biociências e saúde; ciências sociais e humanas aplicadas ao ensino em biociências e saúde; divulgação, popularização e jornalismo científico; e ciência e arte. Os livros são publicados pela Editora CRV.
Criada em 2004, a Pós-graduação em Ensino em Biociência e Saúde oferece formação de mestrado e doutorado, com áreas de concentração no ensino formal e não formal. Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso alcançou o conceito 7, nota máxima concedida pela entidade, que indica desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.
Saiba mais sobre os livros e acesse os links para download das publicações:
Ensino-aprendizagem em biociências e saúde: teoria e prática na pesquisa
Resultados de pesquisas realizadas e em andamento e relatos de experiência de práticas educativas, da educação escolar à comunitária, são apresentados no livro referente à linha de pesquisa em ensino e aprendizagem.
Com grande diversidade de temas, a publicação é organizada em duas seções. A partir de perspectivas teóricas, os capítulos da primeira seção discutem temas como currículo, educação alimentar e nutricional, alfabetização científica e a importância do contato de crianças com a natureza.
A segunda seção descreve práticas educativas amparadas por referenciais teóricos do campo abordando experiências de formação docente, oficinas lúdicas e educação popular, entre outras. A organização é dos docentes Rosane Meirelles e Francisco Coelho. [Clique aqui para acessar o livro.]
Ciências humanas e sociais na Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz
Elaborados a partir de dissertações e teses defendidas no programa, os artigos apresentados no livro mostram como conhecimentos das ciências humanas e sociais colaboram para aperfeiçoar, diversificar e enriquecer práticas e teorias de ensino em biociências e saúde.
Dos 11 artigos, os cinco primeiros tratam de temas relativos ao trabalho e à educação em saúde, na sequência dois trazem reflexões sobre a prática do ensino, dois focalizam o ensino sobre gênero e sexualidade e dois refletem sobre abordagens pedagógicas.
A publicação traz ainda testemunhos de autores egressos do programa sobre o impacto da pós-graduação em suas carreiras e trajetórias de vida. Os docentes Simone Monteiro, Isabela Cabral Félix de Sousa e Ricardo Waizbort são organizadores da obra. [Clique aqui para acessar o livro.]
Ciência e arte no ensino em biociências e saúde
O livro registra o percurso criativo e de produção de conhecimento na linha de pesquisa ciência e arte do Programa de Ensino em Biociências e Saúde, que foi a primeira pós-graduação do Brasil a estabelecer esta linha de pesquisa.
Nos capítulos pares, a publicação traz reflexões teóricas e empíricas, incluindo temas como a trajetória da linha de ciência e arte, o panorama da área no Brasil e no mundo, pesquisa baseada em arte, ensino transdisciplinar e promoção da saúde com ciência e arte, entre outros.
Nos capítulos ímpares, são apresentadas obras artecientíficas sobre temas abordados em teses e dissertações do curso, incluindo mural, ilustração, poema, ficção, escultura e pintura. O livro é organizado pelos docentes Tania Araujo-Jorge, Valéria Trajano e Marcio Mello. [Clique aqui para acessar o livro.]
Divulgação científica e sua interface com o ensino em biociências e saúde
Além de apresentar alguns estudos desenvolvidos na linha de pesquisa ‘divulgação, popularização e jornalismo científico’, o livro traz reflexões sobre os desafios atuais da divulgação científica e da articulação entre ciência, ensino e a sociedade, acentuados pela pandemia de covid-19.
A obra começa com um capítulo que discute a importância da divulgação científica para o engajamento público com a ciência. Em seguida, autores com diferentes perspectivas debatem questões ligadas às plataformas digitais e ao consumo de informações na atualidade.
A publicação aborda também inclusão e acessibilidade, divulgação científica em museus e ações direcionadas aos públicos infantis. A organização é dos docentes Igor Waltz e Luisa Massarani. [Clique aqui para acessar o livro.]