Ensino em Biociências e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino em biociências e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

11/12/2018

Hoje (12/12): especialista na interface entre Ciência e Arte apresenta conferência


Coroando a 10ª edição do Simpósio ‘Ciência, Arte e Cidadania’, que apresentou mais de 20 atividades ao longo do ano, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebe o pesquisador Harvey Seifter para a conferência ‘Innovation in Science, Technology and the Arts’. A atividade gratuita acontece nesta quarta-feira (12/12), às 15h30, no Auditório Emmanuel Dias (Pav. Arthur Neiva), no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro - RJ). Não é necessário realizar inscrições antecipadas e a conferência será apresentada em inglês.

Harvey está no Rio de Janeiro para participar do segundo módulo do curso internacional ‘Innovation at the intersection of ArtScience and Transdisciplinarity’ (Inovação na Interseção entre CienciArte e Transdisciplinaridade), idealizado a partir de uma colaboração que reuniu o especialista e os parceiros brasileiros Tania Araújo-Jorge e Paulo Roberto Vasconcellos, ambos do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC.

Sobre Harvey Steifer
Fundador e diretor do Art of Science Learning (www.artofsciencelearning), Harvey Seifter é uma das maiores autoridades mundiais em criatividade organizacional e aprendizado baseado em artes. Através da Seifter Associates (www.seifterassociates.com), a empresa de consultoria que fundou em 1995, Harvey trouxe abordagens baseadas em artes para a inovação, desenvolvimento de liderança, trabalho em equipe e comunicação intercultural para empresas como General Electric, IBM, Siemens, Chrysler, entre outras.

Músico de formação clássica, Harvey acumula a experiência de 25 anos na condução de diversas organizações de artes, incluindo a Orquestra de Câmara de Orfeu e o Teatro Mágico de São Francisco. Durante sua gestão, essas organizações receberam cinco Grammy Awards, 24 Obie e Critics Circle Awards e o Kennedy Center Award. Harvey colaborou com importantes museus e centros de artes em todo o mundo, incluindo a Smithsonian Institution, a Biblioteca do Congresso, o Carnegie Hall, o Lincoln Center, a National Gallery de Berlim, os festivais de artes de Cingapura e Hong Kong, a Ópera de Tóquio, Musikverein (Viena); Concertgebouw em Amsterdã e Cité de la Musique em Paris.

Em 2001, Harvey escreveu a obra ‘Leadership Ensemble: Lessons in Collaborative Management’, traduzida para nove idiomas e publicado em todo o mundo. Participou da Iniciativa Cultural Global da Casa Branca e recebeu bolsas do Instituto Goethe, do Instituto Internacional de Teatro, do Conselho Cultural Asiático e da Fundação IBM. É membro da Royal Society for Art, membro sênior do Learning Worlds Institute e membro do Conselho Consultivo Internacional do Banff Leadership Center. Em 2001, foi reconhecido como um Líder de Pensamento pela Peter F. Drucker Foundation e, em 2008, foi nomeado um dos 20 "líderes transformacionais" pelo Instituto de Liderança James MacGregor Burns e pelo Instituto Fetzer.

Voltar ao topoVoltar